.
A carreira em Biotecnologia
O biotecnólogo, como é chamado esse profissional, desenvolve e aplica tecnologias nas áreas da saúde, química, ambiental, agricultura, entre outras.
Perfil do profissional
Deve gostar de ciências biológicas e ter afinidade com tecnologia. Organização, disciplina, capacidade de observação e meticulosidade são características importantes para atuar em pesquisas científicas.
Áreas de Atuação
São atribuições desse profissional: Pesquisar novos tipos e variedades de plantas mais resistentes; Pesquisar sobre a utilização de micro-organismos na produção de bens e produtos úteis ao ser humano; Desenvolver maneiras de combater micro-organismos e bactérias prejudiciais ao ser humano; Pesquisar os efeitos de medicamentos e substâncias químicas em células humanas; Estudar o melhoramento genético; Estuda o emprego de microrganismos na produção de vacinas e medicamentos; Controlar o crescimento microbiano em indústrias alimentícias e farmacêuticas; Atuar na avaliação e prevenção da contaminação do solo e da água; Aprimorar técnicas de combate a pragas e doenças nos rebanhos e nas lavouras; e Desenvolver processos biotecnológicos para o aprimoramento da agricultura.
Mercado de trabalho
Está aquecido e continua crescendo. Isto se deve ao fato de a Biotecnologia ser utilizada em quase todos os processos de produção alimentos, bebidas, vacinas e medicamentos.
As indústrias alimentícia e farmacêutica são as que mais contratam profissionais desta área.
Outro setor bastante promissor para biotecnólogos é o de cosméticos. As regiões Sul e Sudeste concentram as melhores oportunidades de emprego para este profissional.
Sobre o curso
Para cursar uma graduação em Biotecnologia existe a opção da habilitação em bacharelado, com duração média de 4 anos ou o curso tecnológico, com duração de 2 anos. A estrutura curricular do curso apresenta disciplinas generalistas das áreas de Física, Matemática, Química, Estatística e Informática. Além disto, a faculdade apresenta as disciplinas específicas da prática da profissão como, por exemplo: Bioquímica, Biotecnologia Vegetal, Biologia Celular, Microbiologia, Técnicas de Biologia Molecular, etc.
Fonte: Guia de carreira
Leia também:
Palavra da Semana: Autoconhecimento por Ana Carolina Azevêdo
A importância das SOFT SKILLS
Qual o sentido do Trabalho?
Análise de forças no processo de OP
Qual é a diferença entre Profissão x Carreira