.
A carreira em Engenharia Ambiental
É uma graduação voltada para o desenvolvimento sustentável, integrando as dimensões social, ecológica, tecnológica e econômica do meio ambiente. O principal objetivo é desenvolver técnicas de preservação do ar, da água e do solo. Além disso, estuda os problemas do meio ambiente para projetar, operar e construir sistemas de esgoto e água, sempre respeitando os limites de exploração ambiental.
Áreas de Atuação
O profissional pode atuar em todas as áreas relacionadas ao meio ambiente. A principal função é desenvolver técnicas para a preservação do meio ambiente através do planejamento, coordenação e administração de estação de tratamento de esgoto, rede de distribuição da água e descarte do lixo. Além disso, está apto a desenvolver técnicas de preservação ambiental utilizando as tecnologias disponíveis. Avalia ainda o impacto de obras no meio ambiente com o intuito de prevenir a poluição da água, do solo e do ar.
Sobre o curso
Possui uma grade multidisciplinar, englobando as áreas de Biológicas, Exatas e Ciências Sociais. Aulas de Física, Matemática e Química se mesclam com aulas de Geologia, Hidrologia, Ecologia e Topografia. Os dois primeiros anos de curso incluem matérias comuns a todos os cursos de Engenharia. Após isso, são ministradas matérias com conteúdos mais específicos como Hidráulica Ambiental, Avaliação dos Impactos Ambientais e Tratamento de Resíduos, entre outros. Em algumas instituições de ensino superior é oferecido com nomes diferentes, como: Engenharia Ambiental Sanitária, Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente e Engenharia Sanitária.
Mercado de trabalho
Oscila de acordo com a situação econômica do país. Atualmente encontra-se em expansão, devido ao aquecimento da economia e o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) para o saneamento. Trabalha no setor público, quanto no privado, como: manejo e gestão das águas, saneamento, saúde pública e manejo ambiental, entre outras. As regiões que oferecem as melhores oportunidades para o profissional formado nessa área são a Sudeste e a Sul, devido à grande concentração de indústrias.
Fonte: Guia de carreira
Leia também:
Palavra da Semana: Autoconhecimento por Ana Carolina Azevêdo
A importância das SOFT SKILLS
Qual o sentido do Trabalho?
Análise de forças no processo de OP
Qual é a diferença entre Profissão x Carreira