. Orienta Profissional

Engenharia de Produção

A carreira em Engenharia de Produção

É o ramo da Engenharia que lida com a otimização de processos e sistemas complexos. O engenheiro de produção é responsável por garantir a eficiência dos processos produtivos, além de manter baixos os custos de produção de uma empresa ou indústria.

Perfil do profissional

 O profissional precisa ter capacidade de organizar processos. Raciocínio lógico também é uma característica desejável para este profissional. Ter afinidade com Ciências Exatas e gostar de tecnologia auxilia este profissional durante toda a faculdade e na prática de sua profissão. Outra característica importante deste engenheiro é a capacidade de resolver problemas enfrentar desafios.

Áreas de Atuação

Basicamente, toda empresa que possua uma linha de produção necessita de um profissional capaz de dimensionar e gerenciar os processos produtivos. Aliando conhecimentos técnicos com conhecimentos sobre Gestão de Pessoas, Administração e um pouco de Economia. Revisam programas de produção, especificações de engenharia, fluxos de processo e outras informações para entender os métodos e atividades nas manufaturas e serviços; Descobrem como produzir partes ou produtos, ou prestar serviços, com máxima eficiência; Desenvolvem sistemas de controle para fazer planejamentos financeiros e análises de custos mais eficientes; Realizam procedimentos de controle de qualidade para resolver problemas de produção ou minimizar custos; Trabalham com os consumidores e com a gerência para desenvolver padrões para projetos e produção; Projetam sistemas de controle para coordenar atividades e planejamento de produção para certificar que os produtos atenderão os padrões de qualidade; Comunicam-se com os clientes sobre as especificações do produto, com os fornecedores sobre compras, com os gerentes sobre capacidade de produção, e com os times sobre o status do projeto.

Pode atuar no desenvolvimento organizacional da empresa, analisando e definindo a estrutura da organização. Além disso, trabalhar gerenciando a vida financeira da empresa, seus custos e as aplicações de seus recursos. Outro campo de atuação é a Engenharia do Trabalho, nesse caso o engenheiro é responsável por gerenciar os recursos humanos necessários para a produção, seja na fabricação de produtos ou na prestação de serviços. Avalia os custos, os prazos de entrega determinados e as condições e possibilidades de executar o pedido. Atua com o planejamento e controle da produção, implantando e administrando os processos de produção, selecionando matéria-prima, acompanhando o controle de qualidade e gerenciando operações logísticas ligadas aos processos produtivos, como armazenagem e distribuição. Pode atuar também na agroindústria, sendo responsável pelo controle e gerenciamento da produção agrícola, o processamento industrial, a distribuição e a comercialização dos produtos agroindustriais.

Sobre o curso

 O curso tem duração média de 5 anos e pode ser encontrado nas modalidades de ensino a distância e presencial. O conteúdo, a duração e a validade do diploma são idênticos. O curso inicia com disciplinas das áreas de Ciências Exatas e da Computação, comuns para todas as Engenharias. Após essa formação básica, o aluno passa a aprender sobre Produção, Gestão Financeira e Econômica, Gestão de Pessoas e Qualidade, entre outros.

Mercado de trabalho

 O Mercado de trabalho é bem variado. Por se tratar de um profissional com conhecimentos diversos, como Gestão de Pessoas, Produção, Economia e outros, o mercado absorve essa mão de obra para diversos fins.

Existem diversas oportunidades nos setores de mecânica, química, petróleo, civil, siderúrgico, alimentos, eletroeletrônicos e agroindústria, entre outros. É contratado por muitas empresas de manufatura e fabricação, mas também por empresas de serviços.

Em muitos casos é exigido registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), para que possa assinar documentos necessários para a produção e/ou fabricação de um determinado produto.

Curiosidades

No setor público, o engenheiro de produção ganha lugar: Em prefeituras e governos estadual e federal, auxiliando no desenvolvimento regional, através de seus conhecimentos de projeto e gestão; Atuando em setores de fiscalização; Na condução de obras.

No setor privado, podem atuar na gerência da cadeia de suprimentos para: Ajudar as empresas a minimizar custos de estoque; Conduzir atividades de garantia de qualidade para ajudar as empresas a manter seus consumidores satisfeitos; Trabalhar no crescente ramo de gerenciamento de projetos, já que as indústrias estão procurando controlar custos e maximizar a eficiência

No exterior, tem muitas oportunidades: Empregos em multinacionais no Brasil com sede no exterior; o parque de diversões da Disney contrata engenheiros de produção para cuidar do seu funcionamento; e cursos de aperfeiçoamento com opções de estágio.

 

Fonte: Guia de carreira

 

Leia também:

Palavra da Semana: Autoconhecimento por Ana Carolina Azevêdo
A importância das SOFT SKILLS
Qual o sentido do Trabalho?
Análise de forças no processo de OP
Qual é a diferença entre Profissão x Carreira

Matérias | confira nossa ultima matéria
Workshops nas Escolas
Equipe | conheça nossa equipe