. Orienta Profissional

Engenharia de Telecomunicações

A  carreira em Engenharia de Telecomunicações

 Essa engenharia é responsável pelo planejamento, projeto, operação e manutenção dos sistemas eletrônicos e de telecomunicações. Tem o objetivo de garantir a comunicação por meio de sistemas de telefonia, rádio e televisão, além da transmissão de dados em redes de computadores.

Áreas de Atuação    

O profissional formado em está apto a exercer diversas funções estratégicas. No dia a dia da profissão, este engenheiro atua no desenvolvimento de sistemas e instalações de telecomunicações e manutenção dos seus equipamentos.

Ele é responsável pelo desenvolvimento do projeto e a operação de redes de comunicação com e sem fio, além de cabeamentos aéreos e subterrâneos. É preparado também para criar aparelhos e equipamentos utilizados em telecomunicações e dar suporte às redes implantadas.

Este engenheiro pode trabalhar em empresas de serviços de telecomunicações, de telefonia, de fibra ótica e de tecnologia da informação. Pode atuar ainda na indústria eletroeletrônica, em órgãos reguladores e em empresas de pesquisa tecnológica e científica.

Principais áreas: Infraestrutura de sistemas de telecomunicações; Suporte em tecnologias de mobilidade; Projeto de sistemas de transmissão de dados; Gestão de serviços na área de telecomunicações; e Vendas de equipamentos.

Sobre o curso

 O primeiro curso superior nesta área no Brasil foi lançado em 1965 pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). Hoje, mais de 30 universidades oferecem esta formação com reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). O curso tem duração média de cinco anos, é de grau bacharelado e oferecido apenas na modalidade presencial. Em algumas universidades pode ser encontrado como uma habilitação do curso de Engenharia Elétrica. Como todos os cursos da área de Engenharia, a graduação em Telecomunicações também conta com um ciclo básico de formação em Ciências Exatas nos primeiros anos. Nestes semestres, os alunos têm disciplinas ligadas às áreas de Matemática, Física e Química. A partir do segundo ano, aumenta o contato com o conteúdo mais específico da área de Telecomunicações – os alunos conhecem de perto como funcionam as transmissões digitais, analógicas, via satélite, fibras óticas e telefonia. É comum encontrar também programas que envolvem disciplinas relacionadas à Engenharia Elétrica, como Eletrônica e Eletromagnetismo.

Mercado de trabalho

O mercado está aquecido e a oferta de emprego é grande em todas as regiões do País. A previsão é que o mercado continue oferecendo boas oportunidades a estes profissionais nos próximos anos, já que as tecnologias na área são cada vez mais difundidas e utilizadas.

A adequação das empresas às normas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), assim como a implantação da rede 4G em todo o Brasil, são fatores que impulsionam a procura por profissionais. Também é muito requisitado para ajudar na montagem de eventos de grande porte, a exemplo das Olimpíadas em 2016, que exigem infraestrutura e suporte técnico qualificado.

 

Fonte: Guia de carreira

 

Leia também:

Palavra da Semana: Autoconhecimento por Ana Carolina Azevêdo
A importância das SOFT SKILLS
Qual o sentido do Trabalho?
Análise de forças no processo de OP
Qual é a diferença entre Profissão x Carreira

Matérias | confira nossa ultima matéria
Workshops nas Escolas
Equipe | conheça nossa equipe