.
Carreira em Engenharia Mecatrônica/Automação e Controle
O profissional formado pode criar e aplicar projetos de automação em indústrias. Ele é capaz de operar, construir e dar manutenção nos mais diversos tipos de máquinas, além de projetar sistemas para controle de equipamentos em prédios comerciais e residenciais. É uma profissão que exige grande capacidade de observação, atualização constante, habilidade com cálculos e capacidade de trabalhar em equipe. Ser criativo, curioso, interessado e organizado também são características importantes para quem deseja seguir a carreira de Engenharia Mecatrônica. Para exercer tal profissão é necessário ter o diploma de bacharel em Engenharia Mecatrônica emitido por um curso reconhecido pelo MEC e obter um registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).
Perfil do profissional
Como em qualquer Engenharia, o interessado precisa gostar de matemática e física. Também precisa ser criativo e comunicativo, já que vai atuar em equipe e em processos, juntando conhecimentos de áreas diferentes como engenharia mecânica, eletrônica e computação. O profissional deve ser também empreendedor e inovador, pois é uma Engenharia totalmente tecnológica e demanda atualização constante. Muitos chamam de profissão do futuro. Para crescer na área, o engenheiro deve procurar por uma pós-graduação.
Áreas de Atuação
O profissional desta área pode atuar para: projetar sistemas automatizados de controle de equipamentos; desenvolver e implantar projetos de automação em indústrias, manipulando robôs; projetar, construir e operar equipamentos utilizados nas indústrias de biotecnologia; e programar sistemas de informação e bancos de dados.
Sobre o curso
Em algumas universidades, o curso de Engenharia Mecatrônica também é chamado de Engenharia de Controle e Automação. Oferecido em grau de bacharelado, com duração de cinco anos, essa formação engloba disciplinas dos cursos de Mecânica, Elétrica, Eletrônica e Computação.
O mercado de trabalho
O mercado de trabalho é amplo e está aquecido. É comum grandes empresas se aproximarem das universidades em busca de potenciais talentos, recrutando alunos para estágios. Os setores que mais empregam profissionais são os das indústrias petroquímica e automobilística, mas há oportunidades em outros setores e áreas de atuação. Em alguns estados, a demanda é por profissionais que desenvolvam e implantem projetos envolvendo automatização e robótica. O profissional formado em mecatrônica também pode trabalhar com desenvolvimento de software e automação de processos.
Fonte: Guia de carreira
Leia também:
Palavra da Semana: Autoconhecimento por Ana Carolina Azevêdo
A importância das SOFT SKILLS
Qual o sentido do Trabalho?
Análise de forças no processo de OP
Qual é a diferença entre Profissão x Carreira