. Orienta Profissional

Jornalismo

A Carreira em Jornalismo

 

O profissional é responsável por buscar, investigar, redigir e transmitir notícias, através dos meios de comunicação (jornais, revistas, internet, televisão)

Participa ativamente de todos os processos de produção de notícias como, por exemplo: a investigação, apuração, organização, resumo e a redação.

Um dos objetivos deste profissional é a divulgação de informações e suas principais atividades são: coletar, redigir, editar e publicar notícias.

 

O perfil profissional

 

O jornalista deve ter sempre uma postura éticasenso de responsabilidade e compromisso com a verdade. Ele deve apurar os fatos com precisão, buscar fontes confiáveis para transmitir informações corretas ao público.

Parte do trabalho do Jornalista é adequar a linguagem das notícias e reportagens a serem transmitidas de acordo com a mídia em que serão veiculadas e com público que se deseja atingir.

 

Áreas de Atuação

 

  • Repórter
  • Redator
  • Assessor de Imprensa
  • Repórter Investigativo
  • Editor
  • Chefe de Reportagem

 

 

Sobre o curso

 

O curso tem como objetivo formar profissionais com domínio da Língua Portuguesa e com capacidade de se expressar oralmente ou através da redação de textos.

A faculdade oferece auxílio para que os estudantes dominem softwares de edição de imagens e textos.

Nos primeiros semestres o estudante recebe uma grande carga de informação cultural. Em seguida, o curso passa a ser bastante prático e o aluno aprende sobre diferentes tipos de mídia e técnicas de edição de som e imagem.
O curso superior de Jornalismo possui a habilitação em bacharelado e tem duração média de 4 anos. É possível cursar esta graduação nas modalidades presencial e a distância.

 

Mercado de trabalho

 

Quem deseja seguir carreira em Jornalismo deve estar sempre atualizado no que diz respeito às diferentes formas de comunicação para se tornar competitivo no mercado.

Se por um lado os meios de comunicação tradicionais como televisão, jornais e rádio são mercados já bem saturados, outras oportunidades de emprego surgem devido aos avanços tecnológicos. É o caso de grandes portais na internet, revistas online, TV por assinatura, blogs, comunicação corporativa, entre outros.

No Brasil não existe a obrigatoriedade de diploma superior para exercer a profissão de jornalista, o que permite que pessoas sem um diploma possam vir a se tornar repórteres ou apresentadores de jornal, por exemplo.

Porém, a maior parte das empresas, no momento da contratação de funcionários, preferem profissionais com diploma superior na área de Jornalismo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: www.guiadecarreira.com.br

Matérias | confira nossa ultima matéria
Workshops nas Escolas
Equipe | conheça nossa equipe