. Orienta Profissional

Agronegócios

A carreira em Agronegócios

Este profissional trabalha no campo, mas diferentemente dos graduados em Agronomia, que atuam diretamente na melhoria da produção agrícola e pecuária, lida com aspectos administrativos, financeiros, econômicos e sociais envolvidos nesse tipo de negócio. Gerencia propriedades rurais e empresas agropecuárias, definindo as estratégias de ação e os sistemas de produção, dimensionando a mão de obra e os insumos necessários a cada safra e verificando os custos.

Trabalha para tornar as criações e as lavouras um negócio econômico, social e ambientalmente sustentável. Cabe a ele, por exemplo, avaliar e gerenciar a viabilidade de alimentar os rebanhos com os recursos regionais, como cactos no Nordeste ou resíduos da produção de cana-de-açúcar no Sudeste. Pode ainda atuar na gestão pública implementando políticas de desenvolvimento agrícola e rural.

Sua responsabilidade se estende às atividades de logística e negociações com o mercado nacional e internacional. Pode ingressar na carreira como tecnólogo e atuar num segmento específico da agropecuária, como cafeicultura, produção de grãos, horticultura e mecanização agrícola.

 

Áreas de Atuação

Administração Rural: coordenar, planejar e organizar propriedades rurais de pequeno, médio e grande portes, cuidando da gestão de pessoas, dos custos da produção e do contato com fornecedores e clientes; Consultoria: prestar assessoria a órgãos públicos e privados na gestão do agronegócio, definindo estratégias de produção e estudos de aproveitamento do solo e dos alimentos; Controle de qualidade: inspecionar e fiscalizar a qualidade da matéria-prima agrícola que sai das unidades produtivas e que serão usadas pela indústria de alimentos; Cultivo e produção: cuidar de plantações e do manejo de animais em fazendas; Desenvolvimento de produtos: desenvolver defensivos agrícolas, novas sementes, insumos e outros produtos que visem a otimizar a produção e diminuir custos; Planejamento de produção: definir com o agrônomo os tipos e a forma de plantio da safra, os custos e o preço do produto. Políticas públicas: criar, implementar e avaliar políticas públicas que visem ao desenvolvimento agrícola e rural de uma região. Vendas: atuar em grandes indústrias vendendo equipamentos e insumos ao setor agropecuário.

 

Sobre o curso

O bacharelado é para quem gosta mais de atividades de gestão do que colocar a mão na terra, propriamente. O currículo inclui disciplinas técnicas e científicas, afinal o profissional tem de entender da produção agropecuária com a qual trabalha, mas o foco está na administração. Assim, estuda-se economia e finanças, contabilidade e noções de cálculo.

E nos cursos tecnológicos o foco é em gestão do agronegócio. Alguns são genéricos e outros possuem um eixo específico, como cafeicultura, horticultura, produção de grãos e mecanização agrícola.

 

Mercado de Trabalho

O agronegócio responde por grande parcela das exportações brasileiras e, apesar de o setor enfrentar desafios em infraestrutura, como problemas com transporte e armazenamento, as perspectivas são otimistas. A chegada ao Brasil de empresas e investimentos estrangeiros nos últimos anos mantém a área aquecida – nesse caso, a demanda recai sobre profissionais bem qualificados e preferencialmente, que falem inglês.

Há oportunidades também em cooperativas e projetos sociais voltados ao pequeno agricultor.

O uso da tecnologia na agricultura (agricultura de precisão) ganha importância e abre novas frentes de trabalho.

Há também oportunidades em processamento, beneficiamento, comercialização e assistência técnica.

 

Fonte : guiadoestudante.com.br

Matérias | confira nossa ultima matéria
Workshops nas Escolas
Equipe | conheça nossa equipe