. Orienta Profissional

Audiovisual

A carreira em Audiovisual

A  Audiovisual é um segmento que envolve a área de produção artística, cultural e multimídia para a circulação em diversos tipos de meios de comunicação.

O profissional formado trabalha na elaboração e produção de conteúdos publicitários, documentais, jornalísticos e artísticos, o que inclui roteiro, fotografia, iluminação, sonorização e finalização. Sua participação é fundamental na confecção de vídeos e filmes.

Além disso, quem se forma pode atuar em cinematecas, museus de imagens e som, rádios e centros de documentação privados e estatais.

É um campo de trabalho amplo e que está em expansão, pois lida com todos os tipos de linguagem: cinema, televisão, internet e todas as produções que conjugam imagem e som.

O profissional pode exercer diversas funções como direção, roteiro, fotografia, sonorização, montagem e edição de filmes e vídeos. Além disso, ele pode trabalhar com redação, produção e edição de programas de rádio e televisão. Esse campo está em constante crescimento, pois o cinema nacional está ganhando qualidade e visibilidade. Outra vertente que gera bastantes oportunidades são as emissoras televisivas, as rádios, a publicidade e o investimento nas produções via mídia digital e mobile.

Sobre o curso

No Brasil, o curso de Produção Audiovisual é oferecido como grau de tecnólogo. Trata-se de um curso com duração de 5 semestres e que pode ser feito de forma presencial ou a distância (EAD).

Assim como acontece com todos os cursos superiores tecnológicos, o de Produção Audiovisual é focado na prática da profissão, com disciplinas voltadas para as necessidades do mercado de trabalho.

Áreas de Atuação

Animação: O profissional que optar em seguir essa área exercerá funções como elaboração de imagens utilizando desenhos, fotografia, massa de modelar, papel e computação gráfica.

Captação de som: O profissional de audiovisual que preferir esse ramo irá trabalhar na escolha de equipamentos e microfones necessários e cuida do acústico do ambiente.

Direção: Na direção, o profissional irá gerenciar a execução de um filme exercendo funções como aprovação do roteiro, escolha do elenco, planejamento da produção e definição da iluminação.

Direção de Arte: O profissional que trabalhar nesse campo pode definir os aspectos visuais de um filme; selecionar, junto ao diretor, as cores, os aspectos e os ambientes necessários das cenas; além disso, ele pode escolher o trabalho de cenógrafos, figurinistas, maquiadores e atores. Assim ele garante a qualidade e uniformidade das cenas.

Edição de som: Ao escolher esse setor para trabalhar, o profissional de audiovisual poderá exercer funções como elaboração e edição de trilhas sonoras de qualquer tipo de filme e vídeos.

Montagem: O profissional pode escolher trabalhar com montagem. Nesse campo, ele fará seleções e junção de cenas de modo que seja montada uma narração, ordenada e coerente, possibilitando um teor artístico ao filme e/ou ao vídeo.

Roteiro: O roteirista é de extrema importância, pois ele é incumbido de escrever ou reorganizar a história que o filme ou vídeo irá mostrar.

Fotografia: O profissional que escolher trabalhar com fotografia poderá planejar os elementos que trarão às cenas a ideia, as emoções e o clima que foi escrito no roteiro.

 

Mercado de trabalho

Devido à retomada e à valorização do cinema nacional e à quantidade de mídias no País, o mercado de trabalho está bem aquecido. Além disso, uma parte considerável das oportunidades de trabalho está nos setores de publicidade e programação de TV a cabo.

Uma lei de 2011 estabeleceu que toda emissora de TV a cabo precisa reservar uma parte de sua programação para produções nacionais e isso aqueceu o mercado.

O Estado do Rio de Janeiro é líder na absorção de profissionais da Produção Audiovisual, em parte por sediar grandes empresas de comunicação, uma série de produtoras. São Paulo também tem uma produção considerável nessa área. No entanto, nos últimos anos começaram a emergir outros mercados, como Pernambuco e Recife, por exemplo, que abrigam uma produção cinematográfica expressiva e um polo de Economia Criativa, respectivamente.

Quem se forma pode atuar em empresas públicas, no mundo corporativo e também em produtoras independentes e ONGs.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: www.guiadecarreira.com.br

Matérias | confira nossa ultima matéria
Workshops nas Escolas
Equipe | conheça nossa equipe