.
A carreira em Biomedicina
Esta profissão está voltada principalmente para a pesquisa sobre doenças, exames clínicos, desenvolvimento de tratamentos, novas formas de prevenção e aumento da qualidade de vida da população em geral.
Como o próprio nome indica, é uma carreira situada entre a Biologia e a Medicina.
Áreas de Atuação
Este profissional trabalha principalmente em institutos de pesquisas, laboratórios de análises clínicas, hospitais, bancos de sangue e na indústria de medicamentos. Não fazem cirurgias nem prescrevem medicamentos. Seu foco está na pesquisa, identificação e classificação de microrganismos causadores de enfermidades, no desenvolvimento e evolução de remédios e vacinas.
Em seu cotidiano, pode realizar diferentes tarefas em hospitais, clínicas, laboratórios de diagnóstico, bancos de sangue, indústria de medicamentos e institutos de pesquisa. Veja algumas delas: Desenvolver medicamentos e vacinas: Fazer análises físico-químicas e microbiológicas; Realizar exames clínicos e preparar laudos diagnósticos; e Realizar perícias e auditorias.
Perfil profissional
O biomédico deve ser metódico, curioso, saber inglês para ler e escrever pesquisas científicas e ter grande capacidade de trabalhar em equipe. Isso porque sua atividade envolve trabalhar com profissionais de outras áreas, como médicos, farmacêuticos, biólogos e bioquímicos, entre outros.
Sobre o curso
O curso de Biomedicina é do tipo bacharelado, dura em média quatro anos e prepara o estudante para entender as causas e maneiras de tratar as mais variadas doenças.
Com foco em disciplinas da área da Saúde, é uma formação com carga horária intensa de aulas práticas e atividades em laboratório. Durante a graduação, os alunos são estimulados a desenvolver trabalhos científicos, participar de seminários e congressos na área.
Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho para quem se forma em Biomedicina é amplo e está em expansão. Existem 37 especializações reconhecidas pelo Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) e os profissionais podem optar por seguir a carreira na área de pesquisa, saúde, meio ambiente, alimentos e docência, entre outras.
A biomedicina é uma profissão em alta e entre as áreas mais promissoras estão a reprodução humana e a pesquisa genética (células tronco, por exemplo). Um dos setores que mais empregam biomédicos é o de análises clínicas.
Fonte: Guia de carreira
Leia também:
Palavra da Semana: Autoconhecimento por Ana Carolina Azevêdo
A importância das SOFT SKILLS
Qual o sentido do Trabalho?
Análise de forças no processo de OP
Qual é a diferença entre Profissão x Carreira