.
A carreira em Ciências Biológicas
Essa profissão tem por missão estudar tudo o que diz respeito aos seres vivos e sua relação com o meio ambiente.
Áreas de Atuação
O bacharel em Ciências Biológicas pode trabalhar em institutos de pesquisa, indústrias, empresas de diversos portes, laboratórios, no serviço público, consultorias, órgãos regulamentadores e até em organizações não-governamentais. Já os licenciados têm todo o universo de escolas da rede pública e particular à disposição. Nas seguintes áreas:
Educação Ambiental (como destaque para certificação ambiental e controle de doenças relacionadas à microbiologia); Conservação e manejo de biodiversidade; Políticas de saúde; Biotecnologia; Bioprospecção (pesquisa e exploração da biodiversidade de uma região); Biossegurança; Análises Clínicas; Vigilância Sanitária; e Biologia Forense.
Sobre o curso
Ciências Biológicas ou Biologia é oferecida em dois tipos de formação: o bacharelado e a licenciatura.
O bacharelado forma profissionais que vão atuar diretamente em empresas de pesquisa, desenvolvimento e aplicação de processos biológicos. A licenciatura forma professores para o ensino fundamental e médio.
Dá para encontrar o curso tanto em faculdades particulares quanto públicas. E mais: ambos estão disponíveis tanto no formato presencial como a distância e neste último grande parte das opções (cerca de 70%) são de licenciatura.
O curso é bastante dinâmico, com muitas aulas em laboratório (química, anatomia, microbiologia, etc.) e até visitas a locais de interesse biológico. O estágio curricular é obrigatório nos dois graus de formação: bacharelado e licenciatura.
Nos cursos de licenciatura os alunos têm, além de grande parte dessas disciplinas, algumas outras sobre metodologia de ensino e gestão escolar.
A grade curricular pode variar de faculdade para faculdade.
Mercado de Trabalho
É amplo, com oportunidades interessantes tanto para quem quer atuar no ensino como para quem pretende trabalhar em indústrias ou órgãos de pesquisa.Segundo o Conselho Federal de Biologia, os profissionais formados podem atuar em mais de 50 áreas, que oferecem boas e variadas oportunidades de trabalho.Com a crescente preocupação com a preservação do meio ambiente, a tendência é que apareçam mais vagas para o profissional nos próximos anos. Além disso, a indústria também tem interesse em contratar biólogos para pesquisas relacionadas ao desenvolvimento tecnológico e de produção.
Fonte: www.guiadecarreira.com.br