.
A carreira em Cinema
O profissional formado é geralmente conhecido como cineasta, mas também pode receber o nome de realizador audiovisual.
A criatividade é sem dúvida a maior característica do profissional. O gosto pela Arte de modo geral ajuda o cineasta a planejar roteiros, cenários, etc.
É interessante que este profissional conheça as diferentes tecnologias relacionadas à produção audiovisual, e esteja sempre atualizado quanto às novas tendências no setor.
Áreas de Atuação
Pode trabalhar em produções como filmes de animação, desenhos e filmes publicitários, contribuindo para a roteirização, criação dos personagens, direção, etc.
No aspecto de planejamento e gerenciamento, o cineasta pode trabalhar como diretor ou diretor de arte. O diretor, é quem controla a execução de um projeto, aprovando o roteiro, escolhendo o elenco, definindo iluminação e editando as cenas. Já a direção de arte trabalha nos aspectos visuais do projeto, como cores, cenários, figurinos e outros.
Na parte mais operacional, pode trabalhar com a captação e edição de som, escolhendo os equipamentos adequados de acordo com o local de gravação. Além de trabalhar com som e imagem, o cineasta pode realizar a continuidade de cenas, garantindo que ao retomar a gravação de uma cena, sejam mantidos os mesmos detalhes de figurino, peças e acessórios, maquiagem, posicionamento de câmera e outros.
Atua também na fotografia, planejando a iluminação das cenas e os cenários adequados. Determinar a ordem das cenas, captar recursos necessários para gravações e a criação ou adaptação de histórias também são trabalhos realizados por um cineasta.
Sobre o curso
Ainda são poucas as instituições de ensino superior que oferecem a graduação em Cinema. A maior parte dos cursos oferece apenas a habilitação de bacharelado, mas também é possível encontrar cursos de licenciatura em Cinema. A duração média do curso é de quatro anos.
O objetivo da faculdade é capacitar profissionais para a realização de produções cinematográficas de diferentes gêneros e formatos. Além da tradicional produção de longa-metragem, o estudante de Cinema aprende sobre a teoria, prática, roteirização e crítica cinematográficas para os mais diversos tipos de mídias contemporâneas.
O curso alia disciplinas teóricas com atividades práticas durante as quais o aluno tem a oportunidade, ainda na faculdade, de realizar suas primeiras produções audiovisuais.
Cursos de tecnólogo na área de Cinema
A principal diferença entre o curso técnico e o curso de tecnólogo é o nível de escolaridade. O curso técnico é uma formação de nível médio. Já o curso de tecnólogo é uma graduação oferecido pelas Instituições de nível superior.
Produção Audiovisual: nesse curso o aluno aprende a produzir e captar imagens, operar equipamentos de cinema e vídeo, interpretar visualmente roteiros, gerenciar setores técnicos e coordenar equipes de produção. O perfil “mão na massa” desse profissional permite trabalhar em empresas de audiovisual, cinema, televisão, rádio, publicidade e propaganda, conteúdo digital e de eventos
Fotografia: envolve desde a captação de imagens até a direção de equipes de produção fotográfica. Empresas cinematográficas, televisivas, de comunicação e de publicidade e propaganda estão entre os principais empregadores desse tecnólogo.
Mercado de trabalho
Quando pensamos no mercado de trabalho para cineasta logo lembramos da produção de filmes para as telonas do Cinema. Porém, é na TV que este profissional encontra as melhores oportunidades de emprego.
Os canais de televisão, sejam de rede aberta ou fechada, contratam profissionais formados em Cinema para atuarem na produção de propagandas, programas, reportagens, documentários, novelas, humorísticos e seriados, entre outros.
Outro setor que está em alta é a produção de vídeos corporativos. Nessa área, o cineasta atua na roteirização, filmagem e edição, produção e finalização de vídeos ou filmes de curta duração para a exposição da imagem de uma determinada empresa.
Fonte: Guia de carreira
Leia também:
Palavra da Semana: Autoconhecimento por Ana Carolina Azevêdo
A importância das SOFT SKILLS
Qual o sentido do Trabalho?
Análise de forças no processo de OP
Qual é a diferença entre Profissão x Carreira