.
A carreira em Design de Interiores
É a arte de planejar e arranjar ambientes de acordo com padrões de estética e funcionalidade. O profissional é quem administra todo o projeto de decoração de um determinado ambiente, estabelecendo cronogramas, fixando prazos, definindo orçamentos e coordenando o trabalho de marceneiros, pintores e eletricistas.
Áreas de Atuação
Pode atuar em: Escritórios de engenharia civil, arquitetura e design; Lojas especializadas ( móveis, acessórios decorativos e materiais de construção e acabamento); Indústria moveleira; e como empreendedor. E as atividades que podem desenvolver são: Projetista: responsável pela elaboração, especificação, planejamento e acompanhamento na execução do projeto; Desenhista: responsável pela representação gráfica e desenvolvimento do projeto através do desenho, assistindo arquitetos, projetistas de interiores ou designers; Assistente na gestão de obras de interiores: profissional de apoio a arquitetos e engenheiros no acompanhamento de execução nos projetos de interiores; e Promotor de vendas: objetos, mobiliário e materiais de acabamento em lojas ou indústrias.
Sobre o curso
No Brasil há cursos de bacharelado e tecnológico. Enquanto em um bacharelado o estudante terá diversas disciplinas comuns ao curso de Arquitetura e Urbanismo e será formado para atuar, sobretudo, com projetos; nos cursos tecnológicos, a formação é mais voltada para a prática da decoração. No Bacharelado, grande parte da carga horária é dedicada ao desenvolvimento de projetos, com aulas de perspectiva e desenho artístico e arquitetônico, assim como de técnicas de instalação e iluminação. No Tecnológico, o foco é em aprender a elaborar projetos de interiores, analisar a viabilidade de coordenar projetos de decoração, realizar pesquisas de tendências de comportamento, texturas, formas, cores e acabamentos.
Mercado de trabalho
Uma das maiores demandas vem da área corporativa, em que os profissionais são requisitados para elaborar andares inteiros de escritórios e salas de reuniões em apartamentos comerciais e residenciais. Tanto para bacharéis como para os tecnólogos, o mercado de trabalho está em alta. Com a expansão do setor da construção civil no país, o mercado foi ganhando cada vez mais espaço. A procura por profissionais na hora de reformar e decorar uma casa é considerável, até porque os espaços estão cada vez menores e por conta disso precisam ser bem planejados e decorados para uma melhor apropriação do ambiente. Outra forte demanda para o setor é a busca por profissionais que desenvolvam projetos de hotéis e acessibilidades em locais públicos.
Fonte: Guia de carreira
Leia também:
Palavra da Semana: Autoconhecimento por Ana Carolina Azevêdo
A importância das SOFT SKILLS
Qual o sentido do Trabalho?
Análise de forças no processo de OP
Qual é a diferença entre Profissão x Carreira