.
A carreira em Design de Produto
O designer com essa ênfase é responsável pelo desenvolvimento de produtos funcionais e esteticamente agradáveis. Lança mão de uma série de ferramentas da área que envolve pesquisas de público, estudo de materiais e de processos de fabricação entre outros.
Áreas de Atuação
O futuro profissional pode trabalhar em diversos ramos de atuação, tais como: desenho industrial, projetos de produtos, indústrias e design de embalagem. Também em Design de acessórios; Design de móveis; Design de equipamentos eletroeletrônicos; Design automotivo; Design de serviços; Gestão de projetos em design; Prototipagem; Consultoria de inovação; Design Thinking; e Ergonomia.
Sobre o curso
A graduação tem como principal objetivo habilitar os estudantes para projetar novos produtos industriais, elaborando a identidade visual com foco na adequação de material, ergonomia, atenção ambiental, praticidade e beleza. Dentre as peças criadas por designers de produtos podemos citar: móveis, calçados, joias, equipamentos, embalagens, dentre outros. O curso é oferecido por diversas universidades no grau tecnológico, com duração de aproximadamente 2 anos. O estudante vai exercitar e desenvolver sua criatividade através de conteúdos teóricos e práticos. Arte, técnicas de desenho e recursos tecnológicos também são temas desenvolvidos durante a graduação.
Mercado de trabalho
O alcance da profissão é importante e extenso. Trata-se de uma atividade multidisciplinar, que exige intercâmbio com diversas áreas, especialmente as de marketing, comunicação e vendas. Para os que preferem colocar a mão na massa, há um campo de trabalho bastante diversificado e carente de bons profissionais.
Fonte:
Guia do estudante – Abril
Guia de carreira
Leia também:
Palavra da Semana: Autoconhecimento por Ana Carolina Azevêdo
A importância das SOFT SKILLS
Qual o sentido do Trabalho?
Análise de forças no processo de OP
Qual é a diferença entre Profissão x Carreira