.
A Carreira em Ecologia
A Ecologia é uma área em evidência. Trata-se de uma carreira cada vez mais relevante, pois envolve conhecimentos fundamentais para preservar o ambiente em que vivemos e descobrir formas de minimizar ou evitar impactos causados pelas ações do homem na natureza.
A preocupação maior com questões ecológicas e de sustentabilidade, bem como leis nacionais e internacionais mais rigorosas, faz com que o profissional da Ecologia seja procurado por empresas de vários segmentos, desde pousadas até construtoras, passando por organizações não governamentais e o setor público.
Áreas de Atuação
Avaliação de Riscos e Impactos Ambientais: Toda ação do homem gera um impacto no meio ambiente. Antes de realizar qualquer tipo de atividade que possa causar um desequilíbrio ambiental, é preciso realizar um estudo com o objetivo de identificar os possíveis impactos naquele ecossistema ou região. Quase todo projeto de construção civil, obras de infraestrutura ou do agronegócio necessita deste tipo de avaliação de risco; Recuperação e Manejo de Ecossistemas: Mesmo com um bom planejamento e estudos de impactos ambientais, a degradação de certos ambientes é inevitável, e por isso é fundamental investir na recuperação desses locais. Infelizmente, muitas áreas ecológicas são degradadas devido a explorações clandestinas. Quando isso acontece, a destruição é ainda maior, devido à falta de controle sobre os processos de exploração; Turismo Ecológico ou Ecoturismo, tem por objetivo realizar atividades turísticas de forma sustentável, incentivando a conservação de patrimônios ambientais e culturais e fortalecendo a consciência ecológica dos turistas.
Sobre o curso
No bacharelado, o estudante tem uma formação generalista, com equilíbrio entre disciplinas teóricas e práticas. São cursos superiores de quatro anos em média que dão uma visão mais ampla da profissão e preparam profissionais para atuação em diversos segmentos da Ecologia. Quem pretende trabalhar com Ecologia encontra pelo menos três bacharelados diferentes:Ecologia; Ecologia e Análise Ambiental; e Ciências Biológicas: Ecologia e Biodiversidade.
No curso tecnólogo, é uma formação de nível superior que dura entre 2 e 3 anos. Focada nas necessidades do mercado de trabalho, esta graduação tem mais disciplinas práticas e prepara o estudante para atuar em um ramo mais específico da profissão.Os cursos tecnológicos na área de Ecologia são: Agroecologia; Gestão Ambiental; e Saneamento Ambiental
Mercado de trabalho
Encontra-se em expansão, devido ao grande crescimento urbano, a maior rigidez nas leis ambientais, a escassez de água no planeta e a crescente preocupação com a sustentabilidade. Porém, esse profissional enfrenta a concorrência de profissionais de outras áreas. O ecólogo pode atuar em diversas áreas, tanto na esfera pública quanto na privada. As principais áreas de atuação desse profissional são: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Agência Nacional das Águas (ANA), Institutos Florestais e de Oceanografia, no Ministério do Meio Ambiente, entre outros.
Fonte: www.guiadecarreira.com.br