.
A carreira em Engenharia Civil
A profissão é regulamentada no Brasil. Para exercê-la, é obrigatório ter um diploma superior em curso reconhecido pelo MEC ser registrado no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA).
Áreas de Atuação
O profissional é capaz de projetar, gerenciar e executar obras e construções. Além disso, ele atua na análise de insolação, no melhor aproveitamento da ventilação local e na definição do melhor tipo de solo para as construções. Os projetos e definições deste profissional visam à estabilidade da edificação e segurança de seus usuários. Além de atuar no desenvolvimento de projetos estruturais e na criação de edificações, o profissional de Engenharia Civil pode trabalhar em outros setores como, por exemplo, o de inspeção, fiscalização, perícia, saneamento e transporte.
Perfil do profissional
Quem opta por seguir carreira deve gostar de trabalhar com números, uma vez que sua atividade profissional envolve muitos cálculos. É importante que este profissional seja muito organizado e meticuloso em seus projetos. Outra característica importante é acompanhar as tendências do setor e estar atento às novas tecnologias voltadas à construção civil.
Sobre o curso
O curso é do tipo bacharelado e tem duração média de 5 anos.
A estrutura curricular do curso conta com disciplinas generalistas nas áreas de Física, Matemática e Química.
Mercado de trabalho
O mercado de trabalho é bastante amplo. Isto porque este profissional é capaz de atuar em diferentes setores, como por exemplo: Construção Civil e Urbana; Rodovias e Transportes; Saneamento; Estruturas e Fundações; e Solo e Geotecnia.
Oportunidades de emprego em empresas privadas e órgãos públicos. Pode ainda atuar como autônomo, montar seu próprio negócio ou seguir a carreira acadêmica e ministrar aula para cursos técnicos e faculdades. Bem como assumir tais cargos: Coordenador de manutenção civil; Coordenador de projetos imobiliários; Coordenador de planejamento e controle de obras; Coordenador de obras; Coordenador de compras; Fiscal de conservação civil; Gerente de projeto; Gerente de obra; Gerente de operações; Engenheiro civil; Engenheiro orçamentista; Engenheiro para manutenção; Diretor de engenharia civil; Diretor de infraestrutura predial; Diretor de operações; Diretor de licitações; e Vendedor técnico.
Curiosidades
É considerada uma carreira em alta no Brasil. O aumento do poder aquisitivo da população, investimentos de governos federal, estaduais e municipais em infraestrutura e a exploração de petróleo no pré-sal são alguns dos fatores que aqueceram o mercado de engenharia civil nos últimos anos.
A maior demanda por profissionais fez aumentar também a procura pelo curso superior de engenharia civil, que está entre os mais concorridos do vestibular. Apesar de formar cerca de 38 mil engenheiros por ano, ainda se fala em escassez de mão-de-obra qualificada em engenharia para atender as necessidades do mercado.
Segundo o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), existem no Brasil 310.751 engenheiros civis registrados em atividade, sendo que os estados de São Paulo e Minas Gerais têm a maior quantidade registros e os estados com menor quantidade de engenheiros civis são o Amapá e Roraima.
Fonte: Guia de carreira
Leia também:
Palavra da Semana: Autoconhecimento por Ana Carolina Azevêdo
A importância das SOFT SKILLS
Qual o sentido do Trabalho?
Análise de forças no processo de OP
Qual é a diferença entre Profissão x Carreira