.
A carreira em Engenharia de Minas
Perfil do profissional
O profissional formado deve ter afinidade com Matemática, Física e Química. Deve ter consciência ambiental e interesse em utilizar os recursos naturais de forma a promover o desenvolvimento sustentável. Para se mantiver competitivo no mercado, o engenheiro de minas deve acompanhar os avanços científicos na área e se atualizar sobre novas tecnologias no campo da mineração.
Áreas de Atuação
Trabalha na busca por jazidas minerais e na exploração de minérios. Realiza estudos e pesquisas sobre reservas minerais e os tipos, qualidade e utilidade dos minérios. A prospecção de jazidas é uma das áreas onde este engenheiro pode atuar. Normalmente ele atua com profissionais da área de Geologia, realizando pesquisas para localizar áreas de depósitos minerais. Ele identifica qual a composição dos minérios que estão presentes nestes depósitos, assim como a localização e extensão das minas. No que diz respeito à exploração de minas, realiza estudos sobre sua viabilidade técnica e econômica e elabora um projeto de extração dos minérios. Ele define quais serão os equipamentos, recursos materiais e humanos necessários para essa atividade. Após a extração, identifica e separa os minerais para serem utilizados nas mais diversas indústrias. Outra área possível de é o beneficiamento e processamento de minerais. Ele acompanha e supervisiona o processo de tratamento dos minérios e também desenvolve novos métodos de reutilizá-los ou reciclá-los. Faz parte de seu trabalho traçar estratégias para que a extração destes minérios cause o menor impacto possível no meio ambiente. Além destas áreas de atuação, este engenheiro desenvolve estudos acerca da mecânica das rochas. Ele busca saber como é o comportamento mecânico destes minerais e como eles afetam estruturas como túneis e galerias.
Sobre o curso
Nos primeiros anos de curso o aluno recebe uma formação generalista com disciplinas das áreas de Matemática, Física e Química. Após este período inicial, o estudante adquire conhecimentos sobre rochas, Geologia, Topografia, Mineralogia, Tratamento de Minérios e Legislação Ambiental, entre outros. O curso possui uma carga intensa de atividades práticas em laboratórios
Mercado de trabalho
O país tem grande potencial mineral devido à variedade de tipos de solos e sua grande extensão territorial. O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de minério de ferro do mundo. As empresas que mais contratam profissionais desta área são as mineradoras. Porém, outras indústrias também buscam por profissionais formados. É o caso das indústrias de: Petróleo; Cimento; Carvão; Químicos; e Fertilizantes.
Fonte: Guia de carreira
Leia também:
Palavra da Semana: Autoconhecimento por Ana Carolina Azevêdo
A importância das SOFT SKILLS
Qual o sentido do Trabalho?
Análise de forças no processo de OP
Qual é a diferença entre Profissão x Carreira