.
A Carreira em Engenharia Mecânica
É uma profissão regulamentada. Por lei, só quem possui diploma de curso superior na área pode exercer a profissão. Também é preciso ter registro junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).
O trabalho fundamental é desenvolver, projetar, construir, supervisionar e fazer a manutenção de máquinas e equipamentos de todos os tipos.
Áreas de Atuação
É responsável por desenvolver máquinas e equipamentos para diversos tipos de indústria: automotiva, aeronáutica, eletrodomésticos, informática e afins. Profissão muito dinâmica, que exige olho vivo para detalhes, capacidade de supervisionar processos produtivos e, principalmente, saber trabalhar em equipe. Aos poucos o campo de atuação deste profissional foi se expandindo até englobar todo o processo produtivo da área na qual trabalha. Pode está trabalhando diretamente na linha de produção de indústrias, fazendo pesquisa tecnológica e trabalhando com testes de equipamentos. Também é possível encontrá-los ajudando a equipe de vendas, contribuindo com a área de marketing, dando apoio ao departamento de recursos humanos e estabelecendo uma relação mais sólida com fornecedores.
Perfil do profissional
Quem desenvolve habilidades de gestão de pessoas e projetos, aliás, tem muito mais chances de se dar bem nessa profissão.
Uma dica importante: antes, durante e depois da graduação, invista em aprender outros idiomas. A Engenharia Mecânica é uma profissão universal e o trabalho diário envolve ter acesso a muitos conteúdos em inglês, francês e alemão. Fora que saber mais de um idioma amplia muito as possibilidades de trabalho. Existem muitas oportunidades de estágio no exterior – o que pode ser um bom diferencial para a sua carreira.
Será necessário ter muita afinidade com matérias como Física e Matemática e fazer bonito na prova de seleção, seja ela qual for (ProUni, Sisu ou Vestibular).
Sobre o curso
O curso dura cinco anos, com um volume grande de disciplinas específicas e aulas em laboratório em tempo integral, que incluem:
Cálculo; Desenho Técnico; Dinâmica e Estática; Elementos de Máquinas; Eletricidade e Eletrotécnica; Física; Mecânica dos Sólidos; Metrologia e Instrumentação; Processos de Fabricação; Robótica; Soldagem e Fundição; eTermodinâmica.
Curiosidade
De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria em recrutamento Robert Half, os engenheiros com visão de negócios e que sabem lidar com funcionários e fornecedores tendem a receber os salários mais altos da profissão. Atualmente, quem mais emprega engenheiros mecânicos são: Indústria Automobilística; Indústria Metalúrgica; Indústria Petroquímica; Bancos; e Setor Público
Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) relevou que, até 2020, o Brasil irá demandar a mão de obra de mais de um milhão de novos profissionais da área. O mesmo estudo revela que a área tem uma empregabilidade superior a 95% e um dos melhores salários do País. Por isso, não se espante se durante a faculdade você conseguir um bom estágio e já se formar com um emprego garantido.
Fonte: Guia de carreira
Leia também:
Palavra da Semana: Autoconhecimento por Ana Carolina Azevêdo
A importância das SOFT SKILLS
Qual o sentido do Trabalho?
Análise de forças no processo de OP
Qual é a diferença entre Profissão x Carreira