.
A carreira em Fisioterapia
O fisioterapeuta é quem cuida da recuperação de pacientes no que diz respeito aos seus movimentos. Ele atua tanto na prevenção como na recuperação de lesões musculares. Antes de definir como serão realizadas as sessões de fisioterapia, o profissional deve realizar um diagnóstico fisioterapêutico. Para isso, analisa exames e laudos médicos, além de observar os movimentos do paciente e identificar os possíveis pontos de dor. Para a realização do tratamento, utiliza técnicas de massagens, exercícios físicos, exercícios na água e tratamentos à base de frio e calor.
A profissão é regulamentada no país. Além do diploma de bacharel em Fisioterapia, o profissional deve obter um registro no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito) para atuar nesta área.
Perfil do profissional
Quem deseja seguir essa carreira deve ser humanista e gostar de cuidar de outras pessoas. Deve auxiliar crianças, jovens, adultos e idosos na recuperação de sua saúde em diferentes casos (doenças crônicas, traumas, lesões, etc). Ter sensibilidade para lidar com as pessoas e perseverança para ajudar os pacientes a alcançarem os resultados
Áreas de Atuação
Sobre o curso
A graduação é oferecida na habilitação de bacharelado e tem duração média de 5 anos. A estrutura curricular do curso apresenta disciplinas generalistas nas áreas de Anatomia, Biologia, Saúde Pública e Fisiologia. O estudante aprende sobre as diferentes áreas de atuação, tais como: Ortopedia, Cardiologia, Traumatologia, Neurologia, Pneumologia, entre outras.
As técnicas de tratamento utilizadas em sessões de fisioterapia (como por exemplo, massoterapia, termoterapia, fototerapia, hidroterapia, entre outras) são, na maioria dos casos, ensinadas em aulas práticas.
Mercado de trabalho
O mercado de trabalho é amplo devido às diferentes áreas em que este profissional pode atuar (terapia intensiva, saúde da mulher, ortopedia, dermatofuncional, respiratória, etc).
Por outro lado, existe bastante concorrência neste setor, principalmente nos grandes centros urbanos. Por isso é interessante que o fisioterapeuta busque fazer alguma especialização para se destacar no mercado.
Pode trabalhar em hospitais, clínicas de fisioterapia e em empresas privadas atuando na área de Fisioterapia do Trabalho. Também trabalhar como autônomo, com pesquisa científica ou ainda optar pela carreira acadêmica.
Fonte: Guia de carreira
Leia também:
Palavra da Semana: Autoconhecimento por Ana Carolina Azevêdo
A importância das SOFT SKILLS
Qual o sentido do Trabalho?
Análise de forças no processo de OP
Qual é a diferença entre Profissão x Carreira