.
A carreira em Fonoaudiologia
O fonoaudiólogo é o profissional da área da saúde que estuda a comunicação e linguagem. Ele é capaz de diagnosticar e tratar problemas como surdez, gagueira, dicção incorreta, e outras alterações que dificultam a correta comunicação.
Perfil do profissional
Lida diretamente com as pessoas no intuito de auxiliá-las nos processos de comunicação. Gostar de cuidar de outras pessoas e ter um bom relacionamento interpessoal são características fundamentais.
Tratamentos podem ser demorados ou de difícil execução por parte dos pacientes, precisa ter paciência e sensibilidade para motivar as pessoas a persistirem com o tratamento.
Áreas de Atuação
No que diz respeito ao diagnóstico e tratamento de deficiências de comunicação, o profissional pode escolher atuar em algumas áreas distintas, tais como: Audiologia – trata de problemas relacionados a audição e equilíbrio. Realiza exames para identificar diferentes tipos e graus de perdas auditivas. Define qual o melhor aparelho a ser utilizado no tratamento e o adapta às necessidades do paciente; Linguagem – trata distúrbios na escrita e na fala. Auxilia crianças com dificuldade no aprendizado da linguagem. Também trata de adultos que foram vítimas de acidentes ou que possuam alguma doença que afeta a comunicação oral; Motricidade Oral – nesta área o fonoaudiólogo se ocupa do aperfeiçoamento muscular do rosto e trata de problemas relacionados com a deglutição, mastigação, sucção, respiração e fala. Seu trabalho envolve adequar a postura e equilibrar as forças musculares para harmonizar a estética e o correto funcionamento dos músculos do rosto; Voz – previne e trata problemas relacionados com a voz, como a rouquidão. Aplica técnicas e tratamentos com o intuito de aperfeiçoar a respiração, entonação e pronúncia. Em geral trabalha com profissionais que utilizam a voz como principal ferramenta de trabalho, como professores, cantores, apresentadores de TV.;
O fonoaudiólogo trata pacientes de todas as idades, desde bebês até idosos. Além de trabalhar na área clínica, este profissional pode seguir a carreira acadêmica.
Sobre o curso
O curso de graduação possui duração média de 4 anos e é oferecido na habilitação em bacharelado.
A estrutura curricular do curso alia disciplinas das áreas de Ciências Biológicas, da Saúde, Sociais e Humanas. Durante a faculdade o aluno adquire conhecimentos sobre Linguística, Saúde Coletiva, Audiologia, Genética, Psicologia, Fonoterapia, Métodos Terapêuticos e muito mais.
Mercado de trabalho
O mercado de trabalho é amplo, pois este profissional pode se especializar em diferentes áreas de atuação.
Alguns fatores têm contribuído para o aumento da demanda por fonoaudiólogos, tais como: o envelhecimento da população, a lei que obriga os convênios médicos a cobrirem sessões de Fonoaudiologia e o avanço das políticas públicas de saúde, entre outros.
Pode atuar em instituições de saúde públicas e privadas como hospitais, clínicas, maternidades e laboratórios de diagnósticos.
Uma das áreas que vem ganhando cada vez mais espaço é a de preparação da voz. Profissionais que possuem a voz como instrumento de trabalho, como cantores, apresentadores de TV, atores e até políticos, contratam fonoaudiólogos para melhorar sua dicção, perder sotaque e aperfeiçoar a entonação e pronúncia correta das palavras.
Fonte: Guia de carreira
Leia também:
Palavra da Semana: Autoconhecimento por Ana Carolina Azevêdo
A importância das SOFT SKILLS
Qual o sentido do Trabalho?
Análise de forças no processo de OP
Qual é a diferença entre Profissão x Carreira