.
A carreira em Geofísica
A Geofísica é a ciência que estuda as propriedades físicas da Terra como calor, magnetismo, radioatividade, gravidade, eletricidade, propagação de ondas elásticas, entre outros. Investiga o interior do planeta, desde suas camadas superficiais, onde estão os recursos minerais, até suas camadas mais profundas. Também é sua função calcular a movimentação do solo e dos vulcões, medindo a intensidade de terremotos e maremotos, investigar as composições físico-químicas dos oceanos e formações rochosas e medir as forças que afetam o globo terrestre.
Perfil do profissional
Precisa utiliza das leis da Matemática, da Física e da Química para planejar e executar levantamentos geofísicos. E deve gostar das ciências da terra, ter capacidade de análise de dados, saber lidar com aspectos abstratos e ter afinidade com a sustentabilidade e o meio ambiente.
Áreas de Atuação
Na Construção civil, a função do geofísico é estudar as características do solo antes de uma obra ser iniciada. Deve avaliar a viabilidade do projeto, os pontos fracos, indicar o tipo de construção e materiais adequados, localizar dutos de água e gás para a implementação de tubulações e avaliar a possibilidade de abalos sísmicos e térmicos na região; Geofísica ambiental tem a função de investigar a degradação do ecossistema, analisando o impacto ambiental de grandes obras. Deve ainda monitorar a poluição de lençóis d`água subterrâneos ou de superfície; Na Engenharia do petróleo e mineração deve localizar reservas minerais através da análise de informações de dados coletados em campo. Também pode trabalhar em equipes multidisciplinares no acompanhamento da extração de petróleo; Geofísica fundamental se dá no campo da pesquisa, em áreas como geomagnetismo (campo magnético terrestre), geotermia (fenômenos térmicos ocorridos no interior da Terra), geodinâmica (deformações da crosta terrestre), gravimetria (distribuição de massa da terra) e sismologia (abalos sísmicos); e Geofísica forense atua no auxílio a equipes de investigação criminal, principalmente em casos que envolvem cemitérios clandestinos.
Geofísica Pura compreende a atuação acadêmica, e a Geofísica Aplicada, engloba a pesquisa e o trabalho de campo.
Sobre o curso
Durante a graduação, o aluno estuda matérias fundamentais como Matemática, Estatística, Física e Geologia, além de disciplinas específicas como Mineralogia, Métodos Geoelétricos, Meteorologia, Propriedades Físicas e Químicas de Minerais e Rochas, Perfilagem Geofísica e outras.
O mercado de trabalho
Dentre as áreas mais promissoras estão à geofísica de exploração, com muitas oportunidades de vagas na indústria do petróleo, a geofísica ambiental e a geofísica marinha. Além disso, pode atuar em outros ramos, como a construção civil. Neste caso, sua função é a de avaliar a estabilidade do solo para a realização de obras em setores como o de mineração e construção de barragens.
Fonte: www.guiadecarreira.com.br