.
A carreira em Moda
Exigem do profissional bastante criatividade, originalidade e bom gosto. O profissional atua, essencialmente, com a criação e comercialização de roupas e acessórios. Ele desenha bolsas, sapatos, joias e qualquer peça de roupa, pesquisa tipos de tecidos e cria estampas e texturas. Além do estilismo (criação de roupas), este profissional pode atuar em diferentes setores da Moda.
Áreas de Atuação
Produção – atua na organização e produção de desfiles e eventos de moda. É responsável pelo bom andamento do evento. Também cuidam da produção de catálogos, editoriais para revistas e até campanhas publicitárias; Modelagem – desenvolve moldes a partir dos desenhos de estilistas. Estes moldes servem como orientação para a produção das peças; Coordenação – gerencia a compra ou confecção de coleções em fábricas e lojas. Supervisiona equipes de trabalho e orienta-as sobre as tendências do mercado; Fotografia – realiza a produção dos ambientes e dos modelos para sessões fotográficas de moda para campanhas, catálogos e revistas, entre outros; Ilustrador de Moda – elabora desenhos técnicos e cria ilustrações que podem ser usadas em revistas, campanhas publicitárias e até vendidas como obras de arte; e Personal Stylist – orienta pessoas dando dicas de como se vestir, o que favorece melhor cada tipo de corpo e como combinar estampas e acessórios.
Sobre o curso superior em Moda
O curso superior em Moda, também chamado de Design de Moda, é encontrado na habilitação bacharelado e tem duração média de 4 anos. A estrutura curricular do curso conta com disciplinas sobre estilismo, nas quais o aluno aprenderá sobre estampas, texturas, cores e formas e saberá identificar comportamentos que geram tendências na Moda. Algumas disciplinas do curso são voltadas para gestão, para que o estudante entenda um pouco sobre marketing, pesquisa de mercado, administração da produção, etc.
Mercado de trabalho
Muitas empresas buscam profissionais versáteis que, além de criarem belas peças de vestuário também possam coordenar equipes de trabalho, planejar coleções para desfiles, supervisionar processos de produção e muito mais. O mercado para estilistas é bastante concorrido. Criar sua própria marca e participar dos desfiles mais badalados do mundo pode ser um processo longo e com grande concorrência. Por outro lado, é crescente a busca por profissionais de Moda para trabalharem em grandes lojas e magazines. O setor de confecções também está em expansão e busca profissionais criativos e com conhecimentos em gestão.
Fonte: Guia de carreira
Leia também:
Palavra da Semana: Autoconhecimento por Ana Carolina Azevêdo
A importância das SOFT SKILLS
Qual o sentido do Trabalho?
Análise de forças no processo de OP
Qual é a diferença entre Profissão x Carreira