.
A Carreira em Música
A carreira é focada diretamente em todos os conceitos essenciais na criação da música, desde o aspecto físico e matemático, até mesmo a simbologia e essência de uma melodia. A música pode incitar guerras, revoluções, ser o símbolo de uma luta ou conquista, a música também inspira os momentos de clímax em filmes e peças. A música inspira emoção, e também aquece os corações com amor. É interessante que todos os entusiastas e aspirantes à carreira de músico tenham grande afinidade com os ritmos, instrumentos e a música no geral. Não necessariamente o futuro profissional de música deva seguir uma carreira focada especificamente na criação de uma banda, ou mesmo ser direcionado somente a composição de músicas. Há oportunidades em diversas áreas, como ensino, pesquisa e regência. É sempre interessante e na maioria das vezes obrigatória a afinidade musical para os interessados no curso de música. Este teste também é conhecido como teste de aptidão, e visa identificar que o aluno já tenha pré-disposição para a música, ou mesmo comprovar alguma experiência no ramo musical.
Áreas de Atuação
Ensino, pesquisa e regência. Como Maestro, dentro de orquestras ou bandas, fazendo composições, criando melodias e fazendo novos arranjos; e na criação de uma banda, ou em composição de músicas.
Sobre o curso
De forma geral, o curso tem a base na história da música, apresenta os diversos caminhos desde o surgimento da arte da música. Ressalta também todo o caminho e importância da música nos diversos períodos da história até os momentos atuais. A música foi também diversas vezes utilizada como instrumento de união e revolução. Os diversos conceitos que envolvem a criação da melodia também são abordados, assim como o aspecto técnico, físico e matemático. De forma objetiva, o curso de música é focado diretamente na formação do profissional em determinada área e habilitação, possivelmente ligada aos instrumentos musicais. No desenvolvimento deste profissional são trabalhados também as habilidades envolvendo a criação de músicas, o entendimento das melodias, a sinergia existente entre os instrumentos e a sensibilidade na integração com o canto.
O Curso oferece aos estudantes duas opções de formação: Licenciatura e Bacharelado. A diferença entre os dois são: Bacharelado: O curso de Música nesta formação proporciona os conhecimentos necessários para poder criar, analisar, interpretar, e o principal, transmitir a música. Com essa formação o novo profissional poderá atuar de diversas formas, como por exemplo: como maestro, dentro de orquestras ou bandas, fazendo composições, criando melodias e fazendo novos arranjos para músicas já existentes; e Licenciatura: Nesta formação o novo profissional irá atuar na educação musical, que poderá ser dentro de escolas no ensino infantil, fundamental e médio, ou em institutos de música. Ele poderá ministrar aulas de noções básicas de música, canto, ritmos, e ambientação de instrumentos. Para receber o diploma de licenciatura o estudante de música deve realizar o estágio obrigatório em instituições de ensino, ou em organizações que oferecem cursos de música.
Mercado de trabalho
Para os formados no curso de música na modalidade de licenciatura, as melhores oportunidades de emprego estão presentes em escolas públicas e particulares. Isso porque o Ministério da Educação (MEC) tornou obrigatória essa disciplina para o ensino fundamental e médio. Já para os bacharéis, as oportunidades de emprego estão em iniciativas privadas de cultura, como por exemplo: fundações culturais, casas noturnas, instituições públicas, secretárias de cultura e Funar. O aluno formado em música na modalidade de bacharelado também pode atuar na área de produção musical, criação de jingles, ringtones, trilhas sonoras, etc.
O mercado oferece também oportunidades na expressão da arte de várias formas. É possível verificar tais oportunidades em recitais, orquestras, corais e até mesmo seguindo a área de regência. Com o grande desenvolvimento da indústria de entretenimento, há oportunidades na elaboração de trilhas sonoras para desenhos, para campanhas comerciais, filmes e peças teatrais. De forma sucinta, há diversos campos para difundir a arte musical, basta talento e dedicação para obtenção do sucesso.
Fonte: Guia de carreira
Leia também:
Palavra da Semana: Autoconhecimento por Ana Carolina Azevêdo
A importância das SOFT SKILLS
Qual o sentido do Trabalho?
Análise de forças no processo de OP
Qual é a diferença entre Profissão x Carreira