. Orienta Profissional

Publicidade

A carreira em Publicidade

Publicidade utiliza criatividade e técnicas de comunicação para divulgar produtos, serviços, ideias e marcas. Pode ser empregada para construir a imagem de empresas, causas e pessoas junto a um público-alvo específico e seus profissionais têm um campo de trabalho bastante amplo.

Perfil do Profissional

É responsável por planejar, criar, avaliar e coordenar campanhas publicitárias para diferentes mídias (TV, Internet, impressos, rádio). Pode atuar também dentro das empresas, traçando estratégicas de comunicação, além de assessorar marcas e pessoas (como artistas, políticos, celebridades).

Áreas de Atuação

  • Agências de Publicidade: nas áreas de criação (arte e redação), planejamento, mídia, pesquisa e mídias sociais.
  • Empresas Prestadoras de Serviço: como produtoras de vídeo, áudio e internet, gráficas e estúdios de fotografia, entre outros.
  • Empresas Privadas: nos departamentos de vendas e marketing, definindo estratégias ou fazendo a ponte entre a empresa e as agências de publicidade.
  • Consultorias: prestando serviços como consultor para definir estratégia da marca.
  • Organizações Não Governamentais: atuando no desenvolvimento de campanhas de conscientização em prol de uma causa ou para levantamento de fundos, por exemplo.
  • Setor Público: definindo campanhas educativas ou promocionais para governos, estados e prefeituras.

Sobre o curso

O curso de Bacharelado dura em média quatro anos. A grade curricular varia bastante entre as faculdades e depende da ênfase do curso, que também pode ser chamado de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda. Seguem algumas matérias mais comuns ministradas nos curso de Publicidade e Propaganda:

  • Antropologia
  • Comunicação Institucional
  • Comunicação Política
  • Criação Publicitária
  • Direção de Arte
  • Fotografia Publicitária
  • Gestão Estratégica de Marketing
  • Legislação e Ética Publicitária
  • Língua Portuguesa
  • Marketing de Relacionamento
  • Pesquisa de Mercado
  • Psicologia da Comunicação
  • Semiótica

 

Mercado de Trabalho

Atualmente a criação publicitária é uma área com salários atraentes e também uma das mais concorridas. Principalmente nas grandes cidades, há excelentes oportunidades em Agências de Publicidade, promoção de feiras e convenções (que acontecem várias vezes, todos os anos) e na área de marketing de médias e grandes empresas. O mercado de publicidade online, nas áreas de mídias sociais, marketing digital e comércio eletrônico, também oferece um excelente campo de atuação e está em alta.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: www.guiadecarreira.com.br

Matérias | confira nossa ultima matéria
Workshops nas Escolas
Equipe | conheça nossa equipe