.
A carreira em Rádio e TV
O rádio e a televisão são os mais tradicionais veículos de comunicação e entretenimento do mundo. Por trás da produção e veiculação de programas jornalísticos, culturais ou de entretenimento existe o trabalho de muitos profissionais desempenhando as mais diversas funções.
Os profissionais são responsáveis pela criação, edição, direção e gerenciamento de conteúdos que serão veiculados por esses dois veículos e pela Internet.
Eles podem atuar na linha de frente, como apresentadores e locutores, ou nos bastidores das produções, criando roteiros, dirigindo atores, elaborando grades de programação, entre outros.
Áreas de atuação
Os radialistas, como são chamados os profissionais especializados em Rádio e TV, podem desempenhar qualquer atividade relacionada à produção de programas para rádio, cinema, TV ou internet: desde montar um cenário até apresentar ao vivo um programa, passando por gerenciamento de equipes, direção de atores e edição de som e imagem.
Sobre os cursos
Existem dois tipos de curso superior em Rádio e TV: bacharelado e curso tecnológico. Os cursos de bacharelado duram em média quatro anos, proporcionam uma formação mais ampla e preparam o profissional para atuar em todas as áreas relacionadas à profissão. Já os cursos tecnológicos duram em média dois anos e são totalmente voltados para as necessidades do mercado de trabalho.
Profissionais formados nos cursos de graduação em Comunicação Social e Jornalismo também possuem habilidades para atuar em algumas das áreas da carreira em Rádio e TV.
Curiosidade
A lei brasileira determina que uma porcentagem da programação da TV por assinatura seja produzida no País. Essa legislação impulsionou o crescimento deste mercado e está fazendo com que o setor de comunicação invista cada vez mais em profissionais especializados e qualificados na área.
Mercado de trabalho
O radialista encontra trabalho em empresas como:
Um mercado jovem como o de Rádio e TV pede profissionais que consigam agregar múltiplas habilidades. Bons roteiristas que também entendam de edição, diretores que fotografem e editores familiarizados com mídias digitais.
Fonte: www.guiadecarreira.com.br